9 de abr. de 2014

TC 2ª Sem.: Os pais têm importantes responsabilidades na família

Estava mais tranquila, praticamente de licença maternidade já, e terminando de preparar as coisinhas do meu filho... pois o médico me disse que ele pode nascer a qualquer hora!!! E isso é bom... mas bate um desespero!!! Hehehehe!!! =)

Mas... ainda bem que recebi um email da Jeniffer, minha amiga que agora serve como conselheira em uma unidade aqui da minha estaca, e que me fez trabalhar um pouquinho. Ela me pediu sugestão de atividades para valorosos e CTR. E lógico que eu procurei e vasculhei alguns blogs, tirei e acrescentei, e aqui segue algumas ideias...

* * * * * * * * * * * * * * * *

Eu acho que para iniciar, você pode usar a ideia do esboço de fazer as crianças cantarem sua música preferida ao mesmo tempo e depois explicar que sem a regente ou da líder houve confusão e falar que se fosse em nossa casa também teríamos confusão se o Pai Celestial não tivesse dado aos pais a importante responsabilidade de liderar a família.

Pode mostrar "A Família: Proclamação ao Mundo" e ler o seguinte parágrafo:
O marido e a mulher têm a solene responsabilidade de amar-se mutuamente e amar os filhos, e de cuidar um do outro e dos filhos. “Os filhos são herança do Senhor. “ (Salmos 127:3) Os pais têm o sagrado dever de criar os filhos com amor e retidão, atender a suas necessidades físicas e espirituais, ensiná-los a amar e servir uns aos outros, guardar os mandamentos de Deus e ser cidadãos cumpridores da lei, onde quer que morem. O marido e a mulher—o pai e a mãe—serão considerados responsáveis perante Deus pelo cumprimento dessas obrigações.
E então passar para a atividade:
  • Você pode ter um cartaz com uma figura do pai e outro da mãe, e ter dentro de um saquinho as responsabilidades do pai e da mãe (pode ser como na música "A família do Senhor"), exemplo: presidir, prover, ensinar... e as crianças tiram de dentro e colocam nos respectivos cartazes.

  • Outra sugestão é fazer desenhos ou palavras, como por exemplo: ensinar, amar, nutrir, educar; e uma criança deve fazer mímicas para as outras adivinharem e então comentem sobre quem tem aquela responsabilidade. Pode até pedir exemplo de coisas que os pais fazem para cumprir essa responsabilidade.
  • Já para os Valorosos aqui vai duas sugestões que quando eu utilizei com outro tema, eles participaram bem... Puzzle (esse abaixo está baseado no 7º parágrafo da "A Família: Proclamação ao Mundo") ou caça-palavras (aqui segue a ideia, mas seria interessante fazer um com as responsabilidades dos pais).
*os dois estão em inglês mas são bem simples de fazer... eu até iria fazer... mas... como estou de "férias" e não sei se alguém iria usar, fica aqui a minha sugestão.
  • Outra ideia, é fazer as crianças do CTR confeccionar cartões agradecendo pelos pais com desenhos e/ou frases e fazer elas decorarem com gliter, lantejoula e etc.
  • A Sofia, postou uma ideia super bacana que seria entrevistar os pais, para isso seria interessante ter um microfone que você pode fazer de papel cartaz preto e bolinha de isopor e os pais. Você pode pedir para eles contarem histórias e pedir para as crianças perguntarem a eles como eles podem se tornar bons pais. E então os valorosos anotariam as respostas interessantes e o CTR desenharia... para isso dá até pra fazer um papel com uma borda e um enfeite de reporter para eles guardarem depois. Para agradecer poderiam cantar: "Sou um Filho de Deus" ou "As Famílias Poderão ser Eternas" ou "Faz-me andar só na Luz".
  • Ah, lembrando que pode-se usar histórias de pessoas que não tiveram os dois pais presentes no lar, como a do Elder Oaks que perdeu seu pai com 7 anos de idade e sua mãe teve que desempenhar o papel de pai também.
  • Fazer um dado e colocar fotos ou desenhos ou até mesmo só palavras como: pai, mãe... etc e dar para as crianças jogarem e quando cai por exemplo mãe a criança tem que dizer alguma responsabilidade que a mãe tem e contar um exemplo. Pode pedir para contarem o que gostam da família e etc.
  • Fazer um quebra cabeça de uma família, esconder as peças e cantar uma música enquanto procuram as peças e depois montar a figura. Então dar uma figura em preto e branco para as crianças pintarem.

  • Com as crianças menores (CTR), pode ser feito até mesmo um colar que pode vir com cada membro da família desenhado ou pedir para as crianças desenharem sua própria família.
*Atividades tiradas do Gospel Grab Bag.


* * * * * * * * * * * * * * * *


Acho que foram essas as ideias que encontrei e acrescentei as minhas... Faço isso com carinho!!!! E espero que ajude alguém e a Jeni!!!
Ah, e pode ser adaptado para as próximas semanas do mês de abril.

1 comentários:

Cris Brito disse...

Flávia tudo bem?

Obrigada pelo carinho pela Primária, eu também amo esta Organização, nossa por sua causa tenho recebido muitas visitas no meu blog primária ala liberdade.Muito obrigada!!!